17 de julho de 2013

Passo à Passo do Tapete de Crochê em Formato de Flor

Fiz este passo à passo para ilustrar como se tece  o Jogo de Banheiro em Formato de Flor. Vamos fazer por etapas, observando a imagem abaixo:

Tapete em Formato de Flor


Gráfico do Jogo de Banheiro em Formato de Flor

1ª parte: Faça uma flor com seis pétalas. Em volta faça seis alças atras de cada pétala (como se faz para as folhas). O número de correntes vai depender do tamanho da flor. A minha eu coloquei 6 correntinhas em cada.
2ª parte:Fazer o meio do tapete, que vai dar o tamanho desejado. Para o jogo do banheiro eu fiz com 09 carreiras:
1ª Carr: Em cada alça faça 7 p.a. em cada alça. Observe na foto como fica o avesso da flor:
passo-a-passo-tapete-formato-de-flor


2ª Carr: 1 V no primeiro p.a. da laça (1 p.a., 2 corr., 1 p.a.). Pule 2 p.a. e faça outro V, pule + 2 p.a. e faça outro V. Observe o gráfico acima. Ficam 3 V em cada alça.
3ª Carr: Em cada intervalo de duas corr. entre os p.a., faça um leque, ficando 3 leques em cada alça. Observe que o intervalo entre os 2 p.a. de cada leque é de apenas 1 corr.
4ª Carr: Repita a carreira anterior, adicionando 1 corr. à cada 3 leques. Este espaço será é o aumento entre as pétalas.
5ª Carr: No spç. de 1 corr., Faça um V (1 p.a., 2 corr. 1 p.a) e repete os leques sobre os da carr anterior.
6ª Carr: No spço entre os 2 p.a. do V faça 1 p.a.+ 2 corr. +1. p.a. +2 corr. + 1 p.a. Repete os leques da carr. anterior.
7ª Carr: Em cada 1 dos 2 spçs da carr. anterior, faça 2 V. Continue com os 3 leques.
8ª Carr: Em cada V, faça um leque (observe que ficam 5 leques para cada pétala).
9ª Carr: Entre os 2 leques colocados no V, faça 2 corr. Se quiser aumentar o tamanho do tapete, repete a partir da 6ª carr.

3ª parte: Agora vamos trabalhar cada pétala separadamente, diminuindo em 3 carr até fica 3 leques em cada, conforme a imagem abaixo:
Gráfico do Jogo de Banheiro em Formato de Flor
4ª parte:
Contorne todo o tapete com p.b, e m.p.a nas laterais e p.a sobre os leques superiores. Na imagem abaixo, foi feito em ponto laçada contornando as pétalas e corr. pegando por baixo no meio, para separar as pétalas. Veja esta imagem:

Passo a Passo do Jogo de Banheiro em Formato de Flor

Jogo de Banheiro em Formato de Flor

Tampa do Vaso: é feita da mesma forma, apenas diminuindo no tamanho, de acordo com a medida. Neste aqui foi feita do mesmo tamanho do tapete.
Tapete do Vaso: É feito da mesma forma, deixando de fazer uma pétala. Fica então com 5 pétalas e o spç para encaixar no pé do vaso.
Qualquer dúvida, é só falar. Bom trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e volte sempre!
Por favor deixe seu endereço de e-mail para que eu possa fazer contato com você.
Um abraço,
Zélia Dantas